01/01/2016 até 30/03/2016

06/06/2016 até 20/06/2016

Inscrições de atletas

08/07/2016

Sorteio de tabelas e grupos

30/07/2016

Prazo máximo para substituição de atletas

Veja o cronograma dos Jogos da Fenae 2016!

Make sure to also take part in the exciting sports program. Check out the 70 cool events!

Lillehammer 2016

Natação Paralímpica – Classificação Funcional

Esclarecimento Geral

O Sistema de Classificação Funcional é um método que consiste em categorização que o atleta recebe em função de seu volume de ação, ou seja, de sua capacidade de realizar movimentos, colocando em evidência a potencialidade motora dos resíduos musculares e articulares da sequela de algum tipo de deficiência, bem como, os músculos e outros componentes que não que não foram lesados.

Ela ocorre em 3 momentos:

1 - Realizada antes das competições com avaliação mais criteriosa.

2 - Observação do atleta durante toda competição.

3 - Reavaliação pós competição.

Sistema de Classificação Funcional na Natação utiliza cálculos numéricos para a definição da capacidade locomotora. São baseados em modelos que demonstram a variação na eficácia da propulsão de nadadores com diferenças de capacidade locomotora. Essa capacidade locomotora do nadador é avaliada no teste de banco (fora d'água) e logo após este, o mesmo será avaliado na piscina, nadando, o que constitui o teste de água. O nadador sem deficiência locomotora atinge 300 pontos para as modalidades S e 290 pontos para as modalidades SB.
Modalidades S - Nados: Livre, Costas e Borboleta; Modalidade SB - Nado de Peito;
         S                                             SB
Braços 130 pontos;                          Braços   110 pontos
Pernas 100 pontos;                          Pernas   120 pontos
Tronco 50 pontos;                            Tronco     40 pontos
Saída 10 pontos;                              Saída      10 pontos
Viradas 10 pontos;                           Viradas    10 pontos

Para modalidade S existem 10 tipos de classes: S1 à S10. O déficit mínimo para estar apto a competir é uma perda de 15 pontos. Como exemplo, amputação completa de um dos pés logo acima do tornozelo.

Nos jogos da Fenae 2016 a competição de Natação paralímpica será realizada de acordo com as regras estabelecidas pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC), e pelo regulamento específico que determina:

Art. 2º Será disputada na categoria paralímpica apenas a prova de 25m para atletas com deficiência física em 03 (três) classes conforme descrito abaixo:
- Classe baixa (S1, S2, S3 e S4); Ou seja, agrupamento das Classes S1, S2, S3 e S4;
- Classe média (S5, S6 e S7); Ou seja, agrupamento das Classes S5, S6 e S7;
- Classe alta (S8, S9 e S10); Ou seja, agrupamento das Classes S8, S9 e S10;

Art. 3º A prova na competição paralímpica no masculino e no feminino terão sua classificação final por tempo independente dos números de atletas inscritos.

Deixando de maneira clara, a pessoa que não possuir um Handicap mínimo de 15 pontos, será considerado inelegível e não poderá participar das provas nesta competição.
Solicitamos que todos estejam utilizando no momento de classificação:  maiô ou sunga; Utilizando touca no caso de cabelos compridos e levem exames complementares como ressonância magnética, RX, Ultrassonografias, etc;